Apesar de ter aplicado o produto anti-caruncho nos móveis em anos anteriores, este ano descobri alguns insectos pelas paredes, depois de terem emergido. Mas, nunca é tarde para aplicar o produto e faço-o sempre que tenho novas peças. Podem saber mais sobre o caruncho
aqui.
Os sinais claros são, pequenos buraquinhos na superfície da madeira e pó de madeira. Durante a Primavera podemos encontrar nas paredes e móveis estes insectos castanhos, arredondados e com aspecto seco, sinal de que completaram o seu ciclo de procriação.
Para quebrar este ciclo é importante erradicar e prevenir, sendo necessário aplicar o tratamento de forma constante e durante vários anos, de preferência quando os insectos emergem. *
Eu utilizo o anti-caruncho Cuprinol. Através de uma aplicação superficial com uma trincha e com a ajuda de uma seringa, introduzo o produto nos buracos existentes. O importante é que a peça fique bem impregnada com a solução.
*A fêmea deposita os ovos em fendas da madeira ou em galerias antigas. As larvas eclodem dos ovos em 2 a 5 semanas alimentando-se e penetrando na madeira, fazendo túneis. Quando a Primavera se aproxima, a larva perfura até á superfície da madeira, onde constrói uma câmara na qual se poderá transformar numa pupa ou crisálida, transformando-se gradualmente num insecto, altura em que emerge até á superfície para acasalar, acabando depois por morrer.