1 de março de 2012

Mesa Vintage Parte 2 | Vintage Table Part 2






Finalmente consegui publicar o "Depois" da mesa vintage.

Optei por um acabamento natural e decidi pelo óleo de Teca.
O óleo de Teca pode ser aplicado, não só na madeira de Teca, mas em exterior/interior e em qualquer tipo de madeira. É muito usado para instrumentos musicais, mobiliário e decks em exterior e embarcações marítimas.

Apliquei uma camada abundante sobre a madeira limpa e seca, esperei 30 minutos e com um trapo de algodão retirei o excesso. Deixei a peça secar de um dia para o outro. No dia seguinte, passei uma lixa muito fina e voltei a fazer nova aplicação.
Poderão ser necessárias várias aplicações, pois a madeira terá sempre tendência para absorver o material.
Dependendo do uso ao longo do tempo, e assim que a superfície apresentar um aspecto baço, o produto deve ser renovado.
Há quem pense neste aspecto como um inconveniente, a minha opinião é que a madeira fica com aspecto e toque mais natural, é um produto ecológico, para além da aplicação ser muito simples. No futuro, se quiser voltar a renovar a mesa com outro acabamento, não será tão difícil de preparar a superfície como foi no caso do verniz, em que precisei de decapar e decapar, lixar e voltar a lixar.

Como queria a mesa com um tom avermelhado, antes de usar o óleo de Teca, fiz uma aplicação de cera de patinar da cor caoba, também um produto natural. O objectivo era tingir a superfície para o tom desejado.
Como em qualquer móvel, o óleo de cedro pode ser usado como produto de manutenção. O segredo para móveis perfeitos é hidratar, hidratar, hidratar.

Adoro o toque da madeira natural e o aspecto matizado desta mesa nova. Espero que gostem!

I decided to use teak oil for a natural finish.
The teak oil can be applied not only in teak wood, but also exterior/interior and any type of wood. It is used in musical instruments, exterior furniture, decks and boats.

I applied an abundant layer on the clean and dry wood surface, I waited 30 minutes and with a cotton rag removed any excess. I let dry overnight. In the next day, I used a smooth sandpaper and applied teak oil once more.
Over time, the teak oil must be renewed. Some people might see an inconvenient on this, but my opinion is that the wood gets more natural look, is an ecological product, and the application is very simple.

Before using Teak oil, I applied a Caoba colour wax, also a natural product.
The cedar oil for furniture can be used as maintenance. The secret to perfect furniture is nourishing, nourishing, nourishing.

I love the touch of natural wood on this new table. I hope you liked!

2 comentários:

Sara disse...

A mesa ficou muito bonita. E o tapete tem uma textura adorável. Onde posso encontrar um tapete assim?

Adriana Arrigada disse...

Olá Sara,
Obrigada pelo seu comentário!
O tapete foi adquirido no Pórtico na loja de Viana do Castelo.

Enviar um comentário